31/08/2012

AFRETAMENTO DE NAVÍOS

CONTRATOS DE AFRETAMENTO



A atividade de afretamento de navíos está inserido no conjunto de 4 atividades econômicas básicas que compôem o transporte marítimo

Newbuilding market - onde são encomendados os navíos aos estaleiros
Freight market - onde ocorrem os afretamentos de navíos
Sale and purchase market - onde compras e vendas de navios são concretizados
Demolition market - onde navíos são vendidos como sucata

Os navíos são negociados por intermédios de contratos de afretamentos, na qual o fretador disponibiliza sua embarcação para o afretador que utiliza de acordo com sua necessidade.

Afretadores - são as empresas que necessitam contratar transportes
Fretadores - são empresas que tem capacidade de transportes e querem disponibiliza mediante compensação financeira

Shipbrokers - operam como intermediários na negociação entre afretadores e fretadores, remunerados em média com uma comissão de 1,25% do valor do contrato.

No contrato de afretamento é permitida a sub-locação colocando o afretador na posição de fretador para terceiros e o primeiro contrato original permanece inalterado.

TIPOS DE CONTRATO DE AFRETAMENTO
Existem diversas modalidades de contratos de afretamento divididas em dois grupos:

Liners - os navíos seguem itinerários pré-definidos, e os afretadores contratam espaços no mesmo para transportarem suas cargas, normalmente de pequeno porte como: RO-RO, Containers e outros.
Tramp - para cargas que ocupam grande parte do navío, dedicado exclusivamente para a carga a ser transportada, a carga a granel é o exemplo tipico deste contrato como Graneleiros e GLP.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO CONTRATO:
VCP - Voyage Charter Party
- o navío é contratado para uma única viagem, com origem e destinos definidos, para carregar uma carga em data estipulada, a gestão náutica e o comercial do navio fica a cargo do fretador que é responsável por custos como combustível. despesas portuárias, seguro, tripulação, mantimentos entre outros.
COA - Contract of Afreighment - quando carregamentos sucessiveis e repetidos ocorrem, são negociadas repetidas viagens durante um certo período de tempo.
TCP - Time Charter party - contrato onde o fretador disponibilizará ao afretador a embarcação, por certo período de tempo, a gestão náutica permanece por conta do armador, sendo que ele é responsável por manter os seguros, mantimentos, tripulação em ordem, entretanto a gestão comercial passa a ser do afretador para abastecer, pagar combustível e despesas portuárias.
BCP - Barebout Charter Party - contratos por períodos mais longos acima de 7 anos, tanto a gestão náutica e comercial fica por conta do afretador, será responsável por tripula-lo, prover mantimentos, pagar seguros, abastecer, etc.CICLO DO FRETE
São 4 fases de um ciclo de frete marítimo

Mercado em Depressão
3 características básicas quando o mercado está em depressão:
Primeiro: excesso de embarcações - navios em fila nos pontos de cargas navegando em velocidade econômica para economizar combustível e atrasar sua chegada.
Segundo - taxas de frete perto do custo operacional dos fretadores.
Terceiro - fretes baixos - resultado negativo das empresas, algumas são obrigadas a venderem seus navios a preços baixos, e o preço de navío usado se iguala ao preço de demolição.

Mercado em Recuperação
Após a depressão, navíos que foram vendidos para a sucata, acabam por equilibrar a oferta de demanda, causando alta no mercado de fretes que fica acima dos custos operacionais e navíos que estavam em lay up ( guardados) voltam a ativa.

Mercado em seu Pico
Quando toda a capacidade de transporte excedente é absorvida, o mercado entra numa fase de altos fretes, navios navegando à velocidade máxima, bancos emprestando dinheiro e também investindo em navíos, o mercado de usados pratica preços acima dos navíos novos, pela entrega imediata que eles oferecem e os estaleiros ficam com muitos pedidos para navios novos.

Mercado em queda
Quando a oferta de navíos excede a demanda de transportes, começa um numero grande de navíos novos o que faz com que o mercado entre em queda, nesse momento os navíos menos atrativos esperam por um emprego.





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